Jun 03, 2020 Last Updated 11:00 PM, May 31, 2020

Relíquias da beata Irene transladadas para catedral

Categoria: Notizie
Visite: 1212 volte

A igreja paroquial de Mathari, no Quénia, onde estiveram conservados os restos mortais da beata Irene Stefani, transformou-se domingo, 24 de maio, num local de encontro e oração, em honra da religiosa. Foi deste templo, que debaixo de chuva miudinha, os fiéis iniciaram uma procissão de quatro quilómetros, até à cidade de Nyeri, para acompanhar a transladação das relíquias da missionária. 


A peregrinação, por estradas percorridas em vida pela irmã Irene Stefani revestiu-se de um significado espiritual: a beata Irene, que tanto caminhou por estas terras ao encontro do próximo, continua presente e a caminhar com este povo que a considera sua «mãe» cheia de misericórdia (Nyaatha). A caminhada demorou três horas. 

Às 10h00 da manhã a multidão entrava no recinto da Saint Mary Secondary School, lugar onde foi celebrada a Eucaristia de ação de graças pela beatificação da irmã Irene. Uma vasta assembleia participou na Missa. Estavam presentes alguns bispos, muitos padres e irmãs, e todo o Povo de Deus de Nyeri. Presidiu à Eucaristia o arcebispo de Nyeri, Peter Kairo. Além da Solenidade de Pentecostes era também o dia do seu aniversário natalício. 

Na homilia, o pastor desta florescente igreja local destacou a figura exemplar da beata Irene. Um nome que significa paz. É o dom da paz e da tolerância que o Quénia e muitos países de África precisam hoje. Foi este o pedido que o arcebispo Peter Kairo fez à beata e convidou todos os presentes a viverem cada dia estes sentimentos. 

Terminada a Eucaristia, iniciou-se a última etapa da peregrinação das relíquias de Irene Stefani, até à catedral de Nyeri. A urna com os restos mortais abria o cortejo. Na primeira fila, os bispos, seguidos dos sacerdotes, das religiosas e por fim os fiéis. Uma imensa multidão acompanhou este breve percurso. Chegados à catedral de Nyeri, uma elegante igreja dedicada a Nossa Senhora da Consolata, os bispos e os sacerdotes entraram na igreja acompanhado a urna das relíquias, a qual foi depositada numa capela lateral da catedral. 

Seguiu-se o processo de confirmação da autenticidade das relíquias pelas autoridades competentes. Depois deste ato, a urna foi colocada num expositor em vidro de modo que a urna possa estar visível para veneração. Terminado o rito canónico-litúrgico, os fiéis puderam entrar na catedral para ver e tocar o lugar onde repousam a partir de hoje as relíquias da beata Irene.

 


Recenti

L’agonia dei popoli dell’Amazzonia ai tempi del coronavirus

L’agonia dei popoli dell’A…

01 Giu 2020 Finestra sul Mondo

Hearing ‘cry of the poor’ is key message of 'Laudato si', Cardinal Turkson says

Hearing ‘cry of the poor’ …

01 Giu 2020 Finestra sul Mondo

La prima opera della Chiesa: l’annuncio

La prima opera della Chiesa: l…

01 Giu 2020 Missione Oggi

Preghiera alla SS. Trinità di S. Agostino

Preghiera alla SS. Trinità di…

01 Giu 2020 Preghiere Missionarie

SS. Trinità - Anno A

SS. Trinità - Anno A

01 Giu 2020 Domenica Missionaria

Crônica de Quarentena

Crônica de Quarentena

30 Mag 2020 I Nostri Missionari Dicono

Témoin d’animation

Témoin d’animation

30 Mag 2020 I Nostri Missionari Dicono

L'Arcivescovo Dal Toso: "Il Papa invita le POM a non perdere l’originarietà del carisma e a viverlo oggi"

L'Arcivescovo Dal Toso: "…

28 Mag 2020 Finestra sul Mondo

Sarà santo Charles de Foucauld, beato il fondatore dei Cavalieri di Colombo

Sarà santo Charles de Foucaul…

28 Mag 2020 Finestra sul Mondo

Consolata Missionaries in South Africa (Video)

Consolata Missionaries in Sout…

25 Mag 2020 I Nostri Missionari Dicono