Jan 26, 2022 Last Updated 10:26 PM, Jan 25, 2022

MISSIONÁRIOS DA CONSOLATA PARA A ABERTURA EM ANGOLA PREPARAM-SE EM MOÇAMBIQUE

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 990 volte

O primeiro grupo de missionários da Consolata destinados abrir a nova missão na Angola encontra-se em Moçambique desde o passado mês de Abril para um período de conhecimento recíproco e de estudo da realidade sócio-política e religiosa em Angola. Foram escolhidos três missionários jovens: P. Silvestre, queniano, P. Fredy, colombiano, e o P. Dani, venezuelano.A partida para Angola está prevista para o próximo mês de Agosto.

Os estudos para a abertura da presença dos Missionários da Consolata em Angola iniciaram em 2010. A atenção, inicialmente fixou-se na periferia urbana em torno da capital Luanda, onde se concentra cerca de 5 milhões de pessoas. Para a abertura da primeira Missão foi escolhida a jovem diocese de Viana. Fundada no início do século XX por António Viana, agulheiro dos caminhos-de-ferro, Viana fica a 30 quilómetros de Luanda. Esta pacata vila do tempo colonial assistiu nos últimos anos a transformações radicais e desordenadas que mudaram a realidade económica e social local. Hoje é uma cidade dormitório dominada pela economia informal, onde fervilha uma população que já ronda quase dois milhões de habitantes e onde grandes estruturas estão implantadas, como o novo aeroporto internacional de Luanda, o estádio nacional de futebol, o campus da Universidade Nacional.

A diocese de Viana foi criada em 2007 e cobre uma superfície de 17.206 km2 e totaliza 500.000 católicos. Do ponto vista religioso, conta com 170 comunidades cristãs, 9 paróquias, 8 escolas católicas. O capuchinho português, D. Joaquim Ferreira Lopes, é o bispo diocesano desde a criação da diocese.

Os Missionários da Consolata irão em princípio assumir a responsabilidade de uma comunidade cristã pertencente à Paróquia da Santíssima Trindade, na periferia de Viana. Aqui poderão acompanhar a comunidade na sua caminhada de fé e de esperança, sobretudo sendo uma presença de consolação entre os mais pobres.

 

 

 


Recenti

IV Domenica del Tempo Ordinari…

25 Gen 2022 Domenica Missionaria

Il vescovo del popolo

Il vescovo del popolo

23 Gen 2022 I Nostri Missionari Dicono

Sinodalità e afrodiscendenti

Sinodalità e afrodiscendenti

23 Gen 2022 I Nostri Missionari Dicono

La chiesa in Amazzonia si gioc…

23 Gen 2022 Missione Oggi

Beati i miti, perché avranno …

23 Gen 2022 Preghiere Missionarie

III domenica del Tempo Ordinar…

18 Gen 2022 Domenica Missionaria

Finestre sul mondo

18 Gen 2022 Finestra sul Mondo

L'ospitalità quotidiana... co…

17 Gen 2022 Missione Oggi

Beati quelli che sono nel pian…

17 Gen 2022 Preghiere Missionarie

Seconda domenica del Tempo Ord…

12 Gen 2022 Domenica Missionaria