Sep 19, 2021 Last Updated 5:13 PM, Sep 14, 2021

COREIA DO SUL: O DRAMA DOS ADOTADOS CONTINUA

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 644 volte

A recente morte de uma criança sul-coreana adotada por um casal norte-americano causou não só choque como reabriu o debate sobre as adoções efetuadas na Coreia, cuja quantidade deu origem ao triste título “país exportador de crianças.”

O pequeno Hyunsu O’Callaghan, de 3 anos e portador de algumas deficiências físicas, morreu no passado dia 3 de Fevereiro, vítima de maus tratos por parte do pai adotivo. Mas há quem considere que a culpa não é só do pai, mas também das instituições que falharam ao não proteger o bem da criança. De fato, a família de acolhimento coreana pretendia ficar com a criança. Como tal, há quem defenda que se invista mais na adoção local.

Porém, é precisamente por causa da cultura local que o número de adoções locais é pequeno: há a crença de que a transmissão da linhagem familiar se interrompe quando uma criança de outra família ‘e adotada. Nos passados 60 anos, foram enviadas em adocao para o estrangeiro mais de duzentas mil crianças, começando precisamente após o fim da Guerra das Coreias em 1953, quando o país se encontrava em ruínas e incapaz de alimentar e criar milhares de órfãos. Só que apesar do “milagre do Rio Han”, ou seja, não obstante a Coreia do Sul se tenha tornado numa potência mundial económica, as adocoes internacionais continuaram em grande ritmo.

 O auge foi atingido em 1986, quando 8.600 crianças foram adotadas por estrangeiros. Entretanto, o número foi diminuindo, atingindo 755 em 2012. Espera-se que este ano possa descer para menos de 300. O Ministério da Segurança Social associa esta descida à Lei Especial de Adoção, criada em 2012. A lei exige que as crianças sejam registadas de modo a evitar serem colocadas em listas de adoção sem qualquer informação sobre os seus antecedentes.

 Espera-se que este caso “force” o governo a agir com mais determinação contra os abusos perpetrados por agências de adoção, que no passado agiam também com a conivência do governo, o qual praticamente encorajava as adoções por estrangeiros.

 

 

 


Recenti

Fineste sull'America

14 Set 2021 Finestra sul Mondo

XXV Domenica del tempo ordina…

14 Set 2021 Domenica Missionaria

Riflessioni su Sant’Andrea Kim Taegon

Riflessioni su Sant’Andrea K…

12 Set 2021 I Nostri Missionari Dicono

La parola insegnata. La diacon…

12 Set 2021 Preghiere Missionarie

Visita canonica alla zona del pacifico colombiano

Visita canonica alla zona del …

12 Set 2021 I Nostri Missionari Dicono

Primi passi nella Comuna 13 di…

12 Set 2021 Missione Oggi

XXIV Domenica del tempo ordina…

07 Set 2021 Domenica Missionaria

Finestre sull'Asia

06 Set 2021 Finestra sul Mondo

Finestre sull'Africa

06 Set 2021 Finestra sul Mondo

La parola nella comunità. Int…

06 Set 2021 Preghiere Missionarie