Jul 02, 2020 Last Updated 10:37 PM, Jun 29, 2020

INVESTIR NAS PEQUENAS COMUNIDADES CRISTÃS

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 503 volte

A Conferencia Episcopal sul-coreana publicou no passado mês de Março um directório sobre as Pequenas Comunidades Cristãs (PCC), com o objectivo de dar um novo impulso a este método de evangelização, formado por leigos e considerado um poderoso instrumento da nova evangelização. Porém, a realidade está ainda longe do ideal.

 

Este directório destina-se a pastores e fiéis, com o intuito de os ajudar a compreender e fomentar os princípios básicos e o estilo inerente a este tipo de comunidades. Estas comunidades são constituídas sobretudo por grupos de famílias de uma área residencial da paróquia e que tentam por em prática os princípios do evangelho no contexto da vida prática de todos os dias. Elas reúnem-se para rezar, partilhar a Palavra de Deus e a experiencia de vida.

As Pequenas Comunidades Cristãs são um modo de reforçar a relação de unidade entre os fiéis, relação que nem sempre é possível no contexto mais alargado da paróquia a que pertencem. Este método pastoral foi introduzido na Coreia no início dos anos Noventa, cabendo aos bispos a promoção das mesmas. Existe, como tal, uma pequena subcomissão dentro da Conferência Episcopal que trabalha com a Comissão da Evangelização, liderada por D. Vicente Ri Pyung-ho, bispo de Jonju.

O directório surge como resposta a um pedido de clarificação sobre as mesmas por parte de vários agentes pastorais, incluindo diversos sacerdotes diocesanos, de modo a poderem criá-las, promovê-las e pô-las em prática. Ele contém princípios e sugestões para uma pastoral integrada, bem como várias experiências já efectuadas. Há também uma apresentação histórica das mesmas, de várias linhas de orientação para o futuro e até mesmo opiniões e perspectivas criticas – positivas e menos positivas – sobre as mesmas, sobretudo de padres, leigos e religiosos com experiência neste campo pastoral.

D. Vicente Ri Pyung-ho acredita que este directório irá favorecer uma maior e melhor compreensão das PCC e, ao mesmo tempo, ajudar a clarificar problemas e questões inerentes às mesmas, num contexto de crescente secularização e diminuição da prática eclesial, associadas a uma diminuição das camadas mais jovens que frequentam a Igreja. 

 

 

 


Recenti

Nace la Conferencia Eclesial de la Amazonía: “una respuesta oportuna a los gritos de los pobres y de la hermana madre Tierra”

Nace la Conferencia Eclesial d…

30 Giu 2020 Finestra sul Mondo

Catechesi: un Direttorio molto atteso, “per far conoscere l'amore cristiano"

Catechesi: un Direttorio molto…

30 Giu 2020 Finestra sul Mondo

Anno Laudato si', opportunità di rinnovamento pastorale e missionario in America Latina

Anno Laudato si', opportunità…

30 Giu 2020 Missione Oggi

Grazie per San Tommaso

Grazie per San Tommaso

30 Giu 2020 Preghiere Missionarie

XIV Domenica -T. O. - Anno A

XIV Domenica -T. O. - Anno A

30 Giu 2020 Domenica Missionaria

La missione è già la prima consolazione per noi

La missione è già la prima c…

27 Giu 2020 I Nostri Missionari Dicono

A misericórdia: caminho para amazonizar-se

A misericórdia: caminho para …

27 Giu 2020 I Nostri Missionari Dicono

Kenya: Consolata, Our Mother’s Day

Kenya: Consolata, Our Mother…

26 Giu 2020 I Nostri Missionari Dicono

Il Cardinale Tagle: "Il linguaggio dell'evangelizzazione è quello della carità"

Il Cardinale Tagle: "Il l…

26 Giu 2020 Missione Oggi

Preghiera dell'accoglienza

Preghiera dell'accoglienza

26 Giu 2020 Preghiere Missionarie