Jul 02, 2020 Last Updated 10:37 PM, Jun 29, 2020

PEREGRINAÇÃO ANUAL AO SANTUÁRIO DIOCESANO DOS MÁRTIRES DO GUIÚA-INHAMBANE

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 615 volte

Este ano realizou-se a primeira peregrinação anual ao Santuário Diocesano de Inhambane, dedicado a Maria, Rainha dos Mártires.

O santuário foi erigido em 5 de Agosto de 2012, em plena celebração do Jubileu Diocesano, por decreto do Bispo de Inhambane, Dom Adriano Langa.
Em memória dos 24 catequistas mártires, assassinados em 1992 no Centro Catequético do Guiúa, o dia 22 de Março foi instituído como dia de peregrinação anual da diocese.

Este ano, pela primeira vez, a missão de Santa Isabel do Guiúa e o seu centro catequético acolheram os peregrinos de toda a diocese e alguns também, vindos de fora.

No dia 22, sábado, chegaram cerca de mil peregrinos. Após a sua concentração na Igreja paroquial do Guiúa, organizaram-se duas vias-sacras. Uma em direção ao lugar do Martírio, onde há 22 anos foram assassinados os catequistas e suas famílias, e outra em direção ao Cemitério dos Mártires.

Uma verdadeira multidão não hesitou em percorrer a pé, por um caminho ingreme e irregular, juntamente com o seu Bispo, os cerca de 4 quilómetros, que distam do Guiúa até ao local do martírio. Aí chegados, todos se reuniram em torno das cruzes onde se registam os nomes dos mártires e que, no meio do nada, assinalam um campo de morte para sempre tingido com o sangue do martírio.

Houve um tempo de silêncio e oração e também de invocação dos mártires, exemplos de coragem por terem abraçado um caminho de paz em tempo de guerra.

Depois do regresso ao Guiúa todos convergiram no Cemitério dos Mártires para mais um momento de oração.

Já noite dentro, houve uma concentração de todos os peregrinos com dois momentos de reflexão. O primeiro, sobre a Padroeira do Santuário, Maria Rainha dos Mártires, e o segundo, sobre o peregrinar e o ser peregrino, a que se seguiu adoração eucarística durante toda a noite.

No domingo, mais peregrinos acorreram ao Guiúa. Cerca de duas mil e quinhentas participaram na celebração eucarística, presidida pelo Bispo de Inhambane e concelebrada por mais de duas dezenas de padres da Diocese. Na homília, D. Adriano Langa, anunciou para breve a abertura do processo da causa de beatificação dos Mártires. Após a celebração, houve deposição de flores no cemitério dos Mártires.

Assim se cumpriu a primeira peregrinação diocesana ao Santuário da Diocese, dedicado a Maria Rainha dos Mártires. Com os olhos postos no testemunho dos catequistas assassinados em 1992, hoje, 22 anos volvidos, o centro catequético do Guiúa prossegue a formação anual de famílias. A dor e a morte de então é hoje semente de paz.

 

 

 


Recenti

Nace la Conferencia Eclesial de la Amazonía: “una respuesta oportuna a los gritos de los pobres y de la hermana madre Tierra”

Nace la Conferencia Eclesial d…

30 Giu 2020 Finestra sul Mondo

Catechesi: un Direttorio molto atteso, “per far conoscere l'amore cristiano"

Catechesi: un Direttorio molto…

30 Giu 2020 Finestra sul Mondo

Anno Laudato si', opportunità di rinnovamento pastorale e missionario in America Latina

Anno Laudato si', opportunità…

30 Giu 2020 Missione Oggi

Grazie per San Tommaso

Grazie per San Tommaso

30 Giu 2020 Preghiere Missionarie

XIV Domenica -T. O. - Anno A

XIV Domenica -T. O. - Anno A

30 Giu 2020 Domenica Missionaria

La missione è già la prima consolazione per noi

La missione è già la prima c…

27 Giu 2020 I Nostri Missionari Dicono

A misericórdia: caminho para amazonizar-se

A misericórdia: caminho para …

27 Giu 2020 I Nostri Missionari Dicono

Kenya: Consolata, Our Mother’s Day

Kenya: Consolata, Our Mother…

26 Giu 2020 I Nostri Missionari Dicono

Il Cardinale Tagle: "Il linguaggio dell'evangelizzazione è quello della carità"

Il Cardinale Tagle: "Il l…

26 Giu 2020 Missione Oggi

Preghiera dell'accoglienza

Preghiera dell'accoglienza

26 Giu 2020 Preghiere Missionarie