Sep 19, 2021 Last Updated 5:13 PM, Sep 14, 2021

POSSE DE DOM CELMO LAZZARI, CSJ, COMO BISPO DE SUCUMBÍOS – EQUADOR

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 1217 volte

O Vicariato Apostólico de San Miguel de Sucumbíos, Equador, fez uma grande festa para acolher a seu novo bispo, o brasileiro Dom Celmo Lazzari.

Dom Celmo nasceu em de Garibaldi – RS e era sacerdote da congregação dos Josefinos de Murialdo quando em 2010 foi nomeado bispo do Vicariato de Napo – Equador, território confiado aos padres Josefinos desde o começo do século XX. Daí, em novembro de 2013, foi transferido pelo papa Francisco para o Vicariato de Sucumbíos

Com uma grande alegria por parte do povo de Deus da Igreja de San Miguel de Sucumbíos, foi acolhido no dia 01 de fevereiro de 2014 como bispo desta porção do povo de Deus sedenta de ser “casa e escola de comunhão”.

Precedendo à celebração, foi realizado uma linda caminhada pelas ruas centrais de Lago Agrio onde mais de um milhar de crianças da IAM, jovens, adultos e idosos dos povos indígenas, colonos, afros e urbanos fizeram uma linda acolhida a Dom Celmo, demonstrando a diversidade desta província e a alegria de todos/as pela chegada do novo bispo.

A celebração de posse foi realizada na Catedral N.Sra. do Cisne, em Lago Agrio (capital da província de Sucumbíos) às 10h30, com a participação de 23 bispos, dezenas de sacerdotes, religiosos/as, seminaristas, leigos/as de Sucumbíos, de várias partes do Equador e das Igrejas Irmãs da Colômbia.

A liturgia inicial e da Palavra foi presidida pelo núncio apostólico Dom Giácomo Ottonello, que posiciono a Dom Celmo Lazzari, fazendo público a carta de nomeação do papa Francisco. Em seguida, Dom Celmo expressou sua alegria e chamando um por um aos agentes de pastoral do Vicariato (sacerdotes incardinados, “fidei donun” e religiosos, diáconos, irmãos e irmãs consagrados/as e ministérios e agentes pastorais leigos) para expressar o compromisso de ajudar-lhe nesta missão.

Antes de concluir a celebração, Dom Celmo dirigiu uma mensagem a todos/as, dizendo que “espera ser acolhido como pastor de todo o povo de Deus deste Vicariato e ter atitudes semelhantes ao Bom Pastor, conhecendo, partilhando e caminhando com as comunidades, aprendendo e ensinando”. Da mesma maneira, recordou que é um pastor para caminhar “com aqueles que caminham, com aqueles que ficaram à beira do caminho, e buscando aqueles que já não caminham”. Desde seu lema episcopal (“Unidos a Cristo para que o mundo acredite”) recordou que temos que por Cristo no centro de nossas vidas, continuar unidos na oração para manter a comunhão. E que muitos estão orando por nosso Vicariato. Por fim, agradeceu também a todos que vieram, especialmente recordando a todos que vieram de outras partes de Equador e Colômbia, de seus familiares presentes na celebração que vieram do Brasil e da diocese de Caxias do Sul-RS por seu apoio e comunhão.

Como cume das celebrações, se partilhou um almoço comunitário para todos/as e várias apresentações culturais (danças, teatros e músicas) de acolhida a Dom Celmo, que recordou que “Deus nos chama a viver um momento novo, desde o caminho com este povo querido de Sucumbíos; e que é um caminho que fazemos desde a comunhão”.

 

 

 


Recenti

Fineste sull'America

14 Set 2021 Finestra sul Mondo

XXV Domenica del tempo ordina…

14 Set 2021 Domenica Missionaria

Riflessioni su Sant’Andrea Kim Taegon

Riflessioni su Sant’Andrea K…

12 Set 2021 I Nostri Missionari Dicono

La parola insegnata. La diacon…

12 Set 2021 Preghiere Missionarie

Visita canonica alla zona del pacifico colombiano

Visita canonica alla zona del …

12 Set 2021 I Nostri Missionari Dicono

Primi passi nella Comuna 13 di…

12 Set 2021 Missione Oggi

XXIV Domenica del tempo ordina…

07 Set 2021 Domenica Missionaria

Finestre sull'Asia

06 Set 2021 Finestra sul Mondo

Finestre sull'Africa

06 Set 2021 Finestra sul Mondo

La parola nella comunità. Int…

06 Set 2021 Preghiere Missionarie