Jan 29, 2022 Last Updated 8:32 AM, Jan 26, 2022

SOLIDARIEDADE COM AS POPULAÇÕES DAS DIOCESES DE INHAMBANE

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 680 volte

Caríssimos diocesanos,

Desde o mês de Abril e quase durante todo o resto do asno passado e princípios deste ano acompanhamos através da comunicação social as dramáticas notícias sobre os confrontos e ataques militares nos Distritos de Machanga, Gorongosa e Maringue na Província de Sofala com o resultado de percas de vidas humanas,  feridos e destruição de infra-estruturas e bens matérias e a deslocação das populações e a insegurança na Estrada Nacional N. 1.

 Sobre esta dramática situação,  a Conferência Episcopal de Moçambique, repetidas vezes através de  Comunicados Oficiais e de encontros pessoais,  fez ouvir a sua voz junto dos máximos responsáveis do Pais, das comunidades cristãs e da opinião pública em geral, para que cessem as armas e se restabeleça o diálogo  que leve a superar as divergências entre as partes em litígio e se restabeleça em todo o Pais a  Paz estável, justa, e duradoura. 

Os Bispos Católicos da África Austral (Angola, S. Tomé e Príncipe, Namíbia, África do Sul, Botswana, Lesoto, Suazilândia, Zimbabwe e Moçambique), na sua última Sessão Plenária em Gabarone (Botswana), no mês de Novembro passado, emitiram um Comunicado Oficial aderindo à voz dos Bispos de Moçambique em prol do diálogo como a única via  para superar os conflitos e as divergências entre os moçambicanos e restabelecer a Paz no nosso Pais.

Não os obstante as vozes dos Bispos, de outras instituições da sociedade  e do clamor de todo o  Povo, não só  não se concretizou o que todos desejamos, mas surgiram novos focos de insegurança, causando mais perca de vidas humanas e destruição de bens materiais.

Segundo um Comunicado da Diocese de Inhambane 18/Janeiro /2014, a  Província e Diocese de  Inhambane está sendo afectada pelas escaramuças  militares, com consequências visíveis, sobretudo em gente deslocada, fugindo da violência. Trata-se das áreas das Paróquias/Distritos de Homoíne (Pembe) e de Funhalouro (Mavume).

D. Adriano Langa, Bispo daquela Diocese irmã, pede aos Párocos para:

já a partir de amanhã, domingo dia 19 de Janeiro, fazerem apelo às Comunidades ainda
não afectadas para ajudarem os seus irmãs em géneros alimentícios, roupa e em tudo o que possa ser útil a quem deixou quase tudo para trás.

Aquilo que cada Paróquia conseguir deve ser encaminhado directamente às Paróquias de Homoíne e Massinga.
Até às vilas de Homoíne e Massinga vai-se sem qualquer constrangimento. Em relação a Homoíne, a zona afectada é a
do Posto Administrativo de Pembe (30 km de Homoíne-Pembe sede) e cerca de 80 km de (Homoíne-Catine) sempre em direcção
ao interior.

Em relação a Funhalouro: 100 km Massinga-Funhalouro para o interior e Funhalouro-Mavume 40 km aproximadamente, em direcção
ao Sul de Funhalouro, portanto, a tender para Mocodoene (justo sobre a estrada Funhalouro-Mocodoene”

Neste sentido, ontem dia 18 de Janeiro, enviei uma breve mensagem a D. Andriano Langa, manifestando-lhe a solidariedade da nossa Diocese neste momento de dor e de sofrimento.

Faço minhas as palavras do Bispo de Inhambane para que as nossas Paróquias, comunidades  cristãs e comunidades religiosas respondam com gestos concretos ao sofrimento dos nossos irmãos daquela

Continuemos a rezar sem desfalecer
Que o Senhor abençoe e todos e nos devolva a Paz

+ FRANCISCO LERMA ~

   BISPO DE GURÚÈ

"Para consolar a todos los que lloran"

 

 

 


Recenti

Finestre sul mondo

26 Gen 2022 Finestra sul Mondo

IV Domenica del Tempo Ordinari…

25 Gen 2022 Domenica Missionaria

Il vescovo del popolo

Il vescovo del popolo

23 Gen 2022 I Nostri Missionari Dicono

Sinodalità e afrodiscendenti

Sinodalità e afrodiscendenti

23 Gen 2022 I Nostri Missionari Dicono

La chiesa in Amazzonia si gioc…

23 Gen 2022 Missione Oggi

Beati i miti, perché avranno …

23 Gen 2022 Preghiere Missionarie

III domenica del Tempo Ordinar…

18 Gen 2022 Domenica Missionaria

Finestre sul mondo

18 Gen 2022 Finestra sul Mondo

L'ospitalità quotidiana... co…

17 Gen 2022 Missione Oggi

Beati quelli che sono nel pian…

17 Gen 2022 Preghiere Missionarie