Sep 17, 2021 Last Updated 5:13 PM, Sep 14, 2021

JUBILEU DE BRILHANTE DA PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA DE JAGUARARI

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 946 volte

Dentro das celebrações do Jubileu dos 80 anos da Diocese de Bonfim, a Paróquia de São João Batista de Jaguarari também celebra o seu Jubileu: o dos 75 anos de sua criação (02/02/1938) e de sua instalação (24/06/1938).

Para os festejos, e para a renovação da vida dos fiéis, foi designado o tema: Paróquia de São João Batista: 75 anos de graças, pecados e desafios; e também o lema: A Paróquia de São João Batista, anunciando e testemunhando a fé, renova em seu jubileu a fidelidade ao Deus que: chama, salva e envia.

Entre as várias iniciativas, destacou-se aquela de realizar uma Missão em toda a paróquia, contando sobretudo com as forças missionárias locais (Pe. Mário Silva, Pe. Tamrat Markos e Pe. Aquiléo Fiorentini), coadjuvados por Missionários da Consolata, provenientes das comunidades de Salvador (Pe. Jacques Kwangala), de São Paulo (Pe. Mauro Cintra) e de Feira de Santana (Diác. Philip Mjuma). A missão consistiu em levar a imagem do Padroeiro São João Batista aos oito núcleos que compõem a paróquia. Durante os 7 dias em que a imagem permanecia no núcleo, a equipe de evangelização formada por sacerdotes, diáconos e lideranças da sede, dos núcleos e das comunidades, visitavam as famílias das comunidades, anunciando a Palavra, abençoado casas e pessoas, dando uma atenção especial aos doentes. Encerrava-se a jornada de evangelização com a celebração da Eucaristia, na capela da comunidade.

A preparação à Festa solene do dia 24 foi feita através de um novenário, enriquecido com a pregação de Missionários da Consolata e de sacerdotes de várias paróquias da diocese, que aceitaram partilhar a Palavra e a Eucaristia conosco.

Em cada noite, durante a novena, seguindo a linha do tempo, se apresentava os fatos marcantes que aconteceram na paróquia e na diocese, no período de dez anos, que se buscava nos Livros Tombo da paróquia. Neste contexto, a comunidade paroquial homenageou os Missionários e as Missionárias da Consolata pelo tempo significativo que estão ou estiveram entre eles evangelizando: 28 anos e 25 anos respectivamente. Como um sinal de carinho e gratidão, a comunidade paroquial também encomendou um banner gigantesco de 3x8 metros, contendo as figuras da Consolata com o menino Jesus e o Bem-Aventurado José Allamano numa composição típica da região nordestina e o colaram no fundo da igreja.

A celebração da solenidade do grande precursor de Cristo, precedida por uma grande procissão pelas ruas de Jaguarari, foi presidida por S. Ex.cia Dom Francisco Canindé Palhano, bispo diocesano de Bonfim e nosso pastor, que convidou a todos os presentes a terem os olhos fixos em Jesus Cristo, autor e consumador da fé, que nos foi indicado por João Batista. Convidou também, citando o Papa Francisco, a seguir Jesus Cristo, vivendo em prontidão e na fidelidade a quanto Ele nos diz.

A celebração do Jubileu continuará com mais iniciativas, como a realização de um documentário em vídeo e uma exposição fotográfica, até o dia 29 de agosto, quando celebraremos o martírio de São João Batista.

 

 

 


Recenti

Fineste sull'America

14 Set 2021 Finestra sul Mondo

XXV Domenica del tempo ordina…

14 Set 2021 Domenica Missionaria

Riflessioni su Sant’Andrea Kim Taegon

Riflessioni su Sant’Andrea K…

12 Set 2021 I Nostri Missionari Dicono

La parola insegnata. La diacon…

12 Set 2021 Preghiere Missionarie

Visita canonica alla zona del pacifico colombiano

Visita canonica alla zona del …

12 Set 2021 I Nostri Missionari Dicono

Primi passi nella Comuna 13 di…

12 Set 2021 Missione Oggi

XXIV Domenica del tempo ordina…

07 Set 2021 Domenica Missionaria

Finestre sull'Asia

06 Set 2021 Finestra sul Mondo

Finestre sull'Africa

06 Set 2021 Finestra sul Mondo

La parola nella comunità. Int…

06 Set 2021 Preghiere Missionarie