Oct 25, 2021 Last Updated 1:03 PM, Oct 19, 2021

Brasil - O tempo já se completou...

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 1699 volte

Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Com início na quarta-feira de Cinzas e término na quarta-feira da Semana Santa, o tempo da Quaresma é uma dessas ofertas. Estamos falando de um período de quarenta dias que antecede a Páscoa, festa maior do cristianismo: a Ressurreição de Cristo. Pela reflexão somos convidados a confrontar as nossas vidas com a mensagem cristã contida nos Evangelhos, visando o crescimento em todos os sentidos.

Ao usufruir das riquezas que a Quaresma oferece, o cristão é conduzido à prática dos princípios essenciais de sua fé, com o objetivo de melhorar a sua vida e o ambiente ao seu redor. Podemos dizer que simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.

O que devemos fazer neste tempo de Quaresma? A Igreja propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus: "O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo..." (Mc 1, 15). Ele se manifesta nos sinais de justiça, paz e amor em toda a humanidade. A prática do amor torna-se expressão essencial na vida da Igreja e dos cristãos, conforme nos recorda o papa Bento XVI em sua primeira encíclica, intitulada "Deus é Amor". Durante a Quaresma, a Igreja propõe o jejum como uma maneira de educar-se e perceber que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Numa sociedade de consumo, ante a escandalosa desigualdade social, o jejum ganha maior significado. A busca do equilíbrio é um grande desafio num mundo de desejos ilimitados. É oportuno recordar que nenhuma prática de piedade tem sua finalidade em si mesma, mas deve resultar em ações concretas para melhorar a vida a em sociedade. Nesse sentido, torna-se indispensável a participação dos cristãos na caminhada dos movimentos sociais, na política e no exercício da cidadania.

Desde 1964, a Quaresma, no Brasil, dispõe de um instrumento que ajuda a viver o Evangelho e fortalece a solidariedade entre as pessoas: a Campanha da Fraternidade. É um modo criativo de concretizar práticas de inclusão, visando a transformação das injustiças sociais. Para a Igreja missionária, a CF é uma atividade ampla de evangelização que ajuda os cristãos e as pessoas de boa vontade a realizarem, na prática, a transformação da sociedade, a partir de uma situação específica. Este ano o tema é: "Fraternidade e pessoas com deficiência" e o lema, "Levanta-te, vem para o meio!" (Mc 3, 3). Desta forma, a CF dá ao tempo quaresmal uma dimensão histórica, humana, encarnada e principalmente comprometida com as questões específicas de nosso povo, como atividade ligada à Páscoa de Jesus, que procurava incluir a todos. Participando da CF, renovamos a consciência da responsabilidade que temos diante dos desafios que nos afetam e somos ajudados a manter a fidelidade a Cristo e à sua Igreja: exigência central do Evangelho. O tempo já se completou...


Recenti

Finestre sul mondo

19 Ott 2021 Finestra sul Mondo

XXIX Domenica del Tempo Ordina…

19 Ott 2021 Domenica Missionaria

Ottobre missionario. Il mister…

18 Ott 2021 Preghiere Missionarie

Visita Canonica nella zona del Meru

Visita Canonica nella zona del…

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Il Vescovo Ponce de León: "La via per uscire dalla crisi è un dialogo nazionale realmente inclusivo"

Il Vescovo Ponce de León: …

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Mons. Giovanni Crippa nuovo vescovo di Ilheús

Mons. Giovanni Crippa nuovo ve…

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Indigeni migranti a Boa Vista …

18 Ott 2021 Missione Oggi

Finestre sul mondo

12 Ott 2021 Finestra sul Mondo

XXIX Domenica del Tempo Ordina…

12 Ott 2021 Domenica Missionaria

Ottobre missionario. I frutti …

11 Ott 2021 Preghiere Missionarie