Oct 20, 2021 Last Updated 1:03 PM, Oct 19, 2021

Brasil - Pe Severino Bordignon: "uma vida para a missão"

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 2853 volte
{mosimage}Padre Severino Bordignon, filho de Luigi e Anna Bordignon, nasceu a 5 de agosto de 1940, em Rosá (Vicenza), na Itália. Em 1958 ingressou no Seminário dos Missionários da Consolata, em Rosignano. No dia 2 de outubro de 1963 começou o noviciado, em Certosa Pesio. No dia 2 de outubro de 1964 emitiu a Profissão Religiosa temporânea e três anos mais tarde, a Profissão Perpétua. Foi ordenado sacerdote aos 20 de dezembro de 1969, em Turim.

Após a ordenação, esteve durante um ano em Portugal (de 1970 a 1971), para aprendizado da língua portuguesa, uma vez que estava destinado às missões do Moçambique, na África. Durante sua breve permanência em Portugal, exerceu o cargo de assistente no Seminário de Ermesinde.

Em maio de 1971 partiu para o Moçambique, onde trabalhou durante 9 anos (de 1971 a 1979). Em Moçambique exerceu a atividade pastoral - ora como vigário paroquial ora como pároco - nos seguintes lugares: Mepanhira, Nipepe, Esperança, Lichinga.

No final de 1979 deixou o Moçambique e voltou para a Itália, sua pátria, onde permaneceu até junho de 1981, sendo, em seguida, destinado ao Brasil, onde chegou aos 22 de julho de 1981.

Nos primeiros meses de 1982 foi destinado à comunidade de Três de Maio (RS), onde prestou serviço no Seminário "Nossa Senhora de Fátima" e na Paróquia "Nossa Senhora da Conceição", até o final do ano de 1984.

{mosimage}De janeiro de 1985 a dezembro de 1992 trabalhou na Paróquia de "São Manuel", em São Manuel (SP), ocupando-se sobretudo com a Pastoral da Juventude.
Do início de 1993 a janeiro de 1997 trabalhou na Paróquia "Nossa Senhora Consolata", em Rio do Oeste (SC). Quando os Missionários da Consolata deixaram a Paróquia de Rio do Oeste, Padre Severino veio para São Paulo, onde, durante vários anos, trabalhou na pastoral da Comunidade São Marcos (na Pedra Branca).

Perante os primeiros sintomas da doença, deixou a Comunidade de São Marcos e passou para a comunidade da Casa Regional (no Jardim São Bento), a fim de iniciar o tratamento de sua saúde. Enquanto cuidava da saúde, em constante contato com uma equipe médica do Hospital das Clínicas, trabalhava de boa vontade na pastoral da Região Episcopal Sant'Ana, na Arquidiocese de São Paulo. Foi responsável pela assistência material e religiosa do "Lar Betânia" (casa de apoio a portadores do vírus HIV), obra da responsabilidade da Região IMC, bem como da enfermaria da Casa Regional.

Em 2004, durante alguns meses, assumiu ao cargo de Administrador Paroquial da Paróquia "Santíssima Trindade" (Casa Verde); em 2005, durante quase dez meses, foi designado Administrador Paroquial da Paróquia "Santo Antônio", no Bairro do Limão.

Atingido no fígado por um câncer, lutou corajosamente contra o mal, durante vários anos, sempre confiante na recuperação. Fazia metódico tratamento no Hospital das Clínicas, em São Paulo, acompanhado por uma equipe médica. Estava na fila, esperando a oportunidade de um transplante do fígado.

Nas últimas semanas de março de 2006, seu estado de saúde, já bastante precário, teve acentuada precipitação. Internado no Hospital São Camilo (da Pompéia), veio a falecer na manhã do dia 5 de abril de 2006. Padre Severino Bordignon tinha 65 anos de idade, 41 de Vida Religiosa e 36 de Sacerdócio.

O velório do corpo do Padre Bordignon foi realizado na igreja de São Marcos (Pedra Branca), a pedido dos Padres e dos fiéis daquela Comunidade. O povo acorreu {mosimage}numeroso, durante a tarde do dia 5, durante toda a noite e na manhã do dia 6 de abril, quando foram realizadas as exéquias. O Bispo da Região Episcopal Sant'Ana - Dom Joaquim Justino Carreira - esteve presente no velório e celebrou a Missa em sufrágio do missionário falecido, às 7 horas. Às 8,30 foi rezada a Missa de "corpo presente", concelebrada por 15 Padres Missionários da Consolata e 5 outros sacerdotes da Região Episcopal Sant'Ana. Padre Lírio Girardi, Superior Regional, presidiu a Concelebração; após o Evangelho, fez significativo comentário, inspirando-se na Palavra de Deus da liturgia celebrada na ocasião, focalizando especialmente o pensamento da Vida em Deus e da Esperança, que nós, cristãos, devemos sempre cultivar. A morte é uma passagem da terra do exílio para a pátria da luz eterna - comentou Padre Lírio... Na ocasião, leu também um breve curriculum vitae do confrade falecido.

No final da Missa, os párocos das paróquias da Santíssima Trindade e de Santo Antônio agradeceram ao Padre Severino pelo trabalho que realizou nas duas mencionadas comunidades paroquiais, durante vários meses, como Administrador Paroquial. Outras pessoas da Comunidade de São Marcos também manifestaram sua homenagem de gratidão, pelo testemunho de alegria e de jovialidade que Padre Severino deixou, durante os anos de seu apostolado exercido aqui.

Padre José Radici, encarregado da Comunidade São Marcos, fez as orações da "encomendação". Em seguida, o cortejo fúnebre rumou para o cemitério, acompanhado por numerosa comitiva de carros. Chegando ao local, Padre Superior Regional fez as últimas orações do Ritual, agradeceu a presença participativa dos numerosos fiéis, com destacada presença das Missionárias da Consolata.

O corpo do Padre Severino Bordignon repousa no túmulo dos Missionários da Consolata, no Cemitério "Chora Menino", em São Paulo. O descanso eterno lhe dê o Senhor!

São Paulo, 6 de abril de 2006.

Recenti

Finestre sul mondo

19 Ott 2021 Finestra sul Mondo

XXIX Domenica del Tempo Ordina…

19 Ott 2021 Domenica Missionaria

Ottobre missionario. Il mister…

18 Ott 2021 Preghiere Missionarie

Visita Canonica nella zona del Meru

Visita Canonica nella zona del…

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Il Vescovo Ponce de León: "La via per uscire dalla crisi è un dialogo nazionale realmente inclusivo"

Il Vescovo Ponce de León: …

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Mons. Giovanni Crippa nuovo vescovo di Ilheús

Mons. Giovanni Crippa nuovo ve…

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Indigeni migranti a Boa Vista …

18 Ott 2021 Missione Oggi

Finestre sul mondo

12 Ott 2021 Finestra sul Mondo

XXIX Domenica del Tempo Ordina…

12 Ott 2021 Domenica Missionaria

Ottobre missionario. I frutti …

11 Ott 2021 Preghiere Missionarie