Oct 20, 2021 Last Updated 1:03 PM, Oct 19, 2021

Sudafrica - "8 horas de… aleluia!"

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 1683 volte
{mosimage}Durante o tríduo da semana Santa praticámos a alternância serviço das comunidades cristãs. Na quinta-feira o P. Giorgio foi a Lebohang e a Kinross, enquanto que eu celebrei a Eucaristia da Ceia do Senhor em eMbalenhle. Após a leitura do Evangelho e homilia seguiu-se o momento simbólico do lava-pés: Os doze ‘apóstolos’ demoraram algum tempo a ocupar os seus lugares mas, depois de perguntarem quantos eram necessários… lá apareceram todos! Colocaram os dois pés para serem lavados mas dado que “quem tomou banho, está limpo”… só um dos pés é que foi submetido ao ritual em que o sacerdote lavava o pé, enxugava-o e beijava-o.

Para a celebração da Paixão do Senhor, na sexta-feira, eu fui a Kinross onde a língua em uso é o inglês. A comunidade estava muito reduzida devido a várias famílias terem saído para aproveitar as férias da Páscoa. Como não se fez a Via-Sacra pelas ruas, a celebração estava terminada após uma hora e quarenta cinco minutos.

Regressei a eMbalenhle para me integrar na celebração da comunidade: a Via-Sacra pelas ruas – durou duas horas – tinha terminado e estavam na leitura da paixão.

E chegou a noite por todos desejada: a vigília pascal – o umlindelo! O início da celebração estava marcado para as dez da noite mas, três horas antes já havia gente à espera do início da vigília!

Uma grande fogueira reuniu as pessoas fora da igreja para a bênção do fogo novo; momentos depois toda a comunidade seguia o Círio pascal aclamando Cristo, Luz do mundo.

{mosimage}A vigília seguiu o seu curso normal com a liturgia da Palavra a ser extremamente enriquecida, participada e celebrada. Aqui não existem formas breves nem número mínimo de leituras: todas são indispensáveis! Após cada leitura – com o salmo e a Oração – seguia-se a partilha da Palavra por membros das 17 comunidades de base, partilha que era frequentemente sublinhada por cânticos iniciados espontaneamente na assembleia.
 
A liturgia baptismal ficou assinalada pelo ingresso de 18 novos membros através dos sacramentos da iniciação cristã: baptismo, crisma e comunhão. Quinze dos novos membros foram baptizados enquanto que três foram recebidos pois já tinham sido baptizados noutras Igrejas. Para completar a solenidade do momento, quatro pessoas que tinham sido baptizadas celebraram também o sacramento do casamento. E os aplausos encheram a igreja e anunciaram a manhã, prestes a romper!

Faltavam cinco minutos para as seis da manhã quando os sacerdotes e os acólitos chegaram à sacristia: oito horas intensas de celebração, alegria e partilha: tudo porque o Senhor ressuscitou e, uma vez mais, nós somos testemunhas – aleluia!

Não houve muito tempo para descansar, pois estavam agendadas duas Eucaristias para as nove da manhã, uma em Lebohang e outra em Kinross; o intervalo só deu para uma hora de sono… O corpo estava pesado mas o coração, esse estava cheio de alegria e gratidão porque… o Senhor está connosco!

Recenti

Finestre sul mondo

19 Ott 2021 Finestra sul Mondo

XXIX Domenica del Tempo Ordina…

19 Ott 2021 Domenica Missionaria

Ottobre missionario. Il mister…

18 Ott 2021 Preghiere Missionarie

Visita Canonica nella zona del Meru

Visita Canonica nella zona del…

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Il Vescovo Ponce de León: "La via per uscire dalla crisi è un dialogo nazionale realmente inclusivo"

Il Vescovo Ponce de León: …

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Mons. Giovanni Crippa nuovo vescovo di Ilheús

Mons. Giovanni Crippa nuovo ve…

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Indigeni migranti a Boa Vista …

18 Ott 2021 Missione Oggi

Finestre sul mondo

12 Ott 2021 Finestra sul Mondo

XXIX Domenica del Tempo Ordina…

12 Ott 2021 Domenica Missionaria

Ottobre missionario. I frutti …

11 Ott 2021 Preghiere Missionarie