Oct 20, 2021 Last Updated 1:03 PM, Oct 19, 2021

Africa do Sul: "Ngiyazinikela"

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 1700 volte
{mosimage}"É bom esta igreja estar aqui, estou muito contente, pois as pessoas podem aprender e melhorar a sua vida”, quem assim falava era um dos muitos visitantes – melhor chamar-lhes curiosos – que, ao ver o movimento de pessoas, entra na nova igreja que hoje será inaugurada.

Enquanto falava comigo, essa pessoa esticou o braço num amplo gesto que apontava para a vizinhança da igreja: “estas pessoas podem ter uma vida melhor, são privilegiadas por terem a igreja tão perto”. Na verdade as pessoas dizem que vivem em “eMkhukhwini”, ou seja, no lugar das barracas; em toda aquela enorme extensão, os únicos edifícios de tijolo são a escola e, agora, a igreja – tudo o resto é só e simplesmente barracas de chapa zincada.

Ao entrar na igreja dedicada a Santo Agostinho deparamos com um grande crucifixo (oferecido por um colega da Consolata), o sacrário (feito por um dos membros da comunidade) e um quadro de Nossa Senhora da Consolata pintado em vidro e retroiluminado (feito e oferecido pelo filho de um casal argentino que vivem em Secunda); claro que também lá estão o altar e o ambão – o que sobrou de uma remodelação, feita há anos, na igreja de eMbalenhle.

A primeira igreja de eMbalenhle é dedicada a Nossa Senhora da Consolata, e a segunda igreja conta também com a Sua presença; não poderia ser de outro modo: Ela é Mãe! E se há pessoas que precisam de ter uma Mãe como Ela, essas pessoas são os que habitam em eMkhukhwini. Para que se sintam amados, valorizados e consolados através da presença e ministério de outros Seus filhos, os missionários da Consolata.

Esta igreja representa um desejo que tem cerca de dez anos: ter uma outra presença católica na grande “location” de eMbalenhle. O pároco actual – padre Giorgio Massa – foi quem conseguiu finalizar o projecto, e que nele colocou não só o seu entusiasmo e dedicação mas também uma boa parte de dinheiro pessoal.

A igreja é dedicada a Santo Agostinho – foram as pessoas que escolheram, assim me disseram – um santo africano. A história pessoal de santo Agostinho mostra, entre outras coisas, que nunca é tarde para… se reencontrar com o sonho de Deus.

{mosimage} Os trabalhos de construção estavam atrasados e, por entre andaimes escadas e sacos de cimento, nós começámos a celebrar lá a Eucaristia há umas semanas: em cada domingo uma média de dez pessoas apresentavam-se à comunidade dizendo “ngiyazinikela” – dou-me, ofereço-me (à Igreja). É o primeiro passo, o da oferta de si mesmo, para iniciar o longo caminho do catecumenato que irá concluir-se com o Baptismo.

Nestes dias temos andado muito ocupados em acabamentos e preparação para a inauguração: desde os arranjos do espaço exterior, até ao interior da igreja – para que esse espaço seja, de facto, o lugar onde «o meu coração e a minha carne cantam de alegria ao Deus vivo!» Um lugar que seja farol a iluminar – com a luz de Deus – aquela zona de eMbalenhle, uma zona extremamente pobre e necessitada…

«Felizes os que habitam na tua casa e te louvam sem cessar. Felizes os que em ti encontram a sua força!». Estou usando palavras do salmo 83/84 porque elas exprimem o anseio do coração humano para se encontrar com Deus – no templo e na história das pessoas; um anseio que é também proclamação de fé e certeza histórica : «o Senhor é sol e é escudo, Ele concede a graça e a glória; o Senhor não recusa os seus favores aos que vivem com rectidão; ó Senhor do universo, feliz quem em ti confia!»

Recenti

Finestre sul mondo

19 Ott 2021 Finestra sul Mondo

XXIX Domenica del Tempo Ordina…

19 Ott 2021 Domenica Missionaria

Ottobre missionario. Il mister…

18 Ott 2021 Preghiere Missionarie

Visita Canonica nella zona del Meru

Visita Canonica nella zona del…

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Il Vescovo Ponce de León: "La via per uscire dalla crisi è un dialogo nazionale realmente inclusivo"

Il Vescovo Ponce de León: …

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Mons. Giovanni Crippa nuovo vescovo di Ilheús

Mons. Giovanni Crippa nuovo ve…

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Indigeni migranti a Boa Vista …

18 Ott 2021 Missione Oggi

Finestre sul mondo

12 Ott 2021 Finestra sul Mondo

XXIX Domenica del Tempo Ordina…

12 Ott 2021 Domenica Missionaria

Ottobre missionario. I frutti …

11 Ott 2021 Preghiere Missionarie