Oct 20, 2021 Last Updated 1:03 PM, Oct 19, 2021

Brasil: Diocesi de Roraima celebra a solenidade de Pentecostes

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 2059 volte
{mosimage}A diocese de Roraima, como é habito de alguns anos para cá, viveu no Domingo quatro de junho a solenidade de Pentecostes, a festa das comunidades.

Umas 3000 pessoas tomaram parte do evento presidido por D. Roque Paloschi, ladeado por uma dúzia de padres, num ambiente festivo e cheio de lembranças como a de D. José Apparecido, que nesta ocasião saudamos há dois anos pela ultima vez antes do seu corpo partir para a Diocese de Registro, S. Paulo, onde está sepultado. Também fizeram parte desta memória D. Servilio Conti e D. Aldo Mongiano, este último, lembrado pela sua capacidade de dialogo e por ter guiado a Diocese por longos anos com generosidade e muita doação.

As músicas, as danças, introduziram os presentes à escuta da Palavra de Deus a partir da qual D. Roque ofereceu aos presentes algumas pistas para viver o lema proposto como pano de fundo para a celebração deste ano: "o Espírito chama à Comunhão", remarcando o tema da última assembléia diocesana, que sublinhou a urgência de uma pastoral de comunhão, sinal e meio para uma verdadeira evangelização.

Nas suas palavras o prelado convidou as comunidades a serem fontes de comunhão resistindo à tentação do individualismo, filosofia do tempo moderno, que alimenta a competição e a exclusão do diferente, do outro, para uma auto-afirmação que com o passar do tempo se torna estéril.

Fazendo memória dos encontros de oração pela unidade dos cristãos, vividos durante a novena de preparação ao Pentecostes, sob no lema “onde dois ou mais estão unidos no meu nome eu estou no meio deles”, sublinhou a necessidade de valorizar a riqueza da diversidade para crescer na co-responsabilidade e na ministerialidade tornando as comunidades abertas, acolhedoras e dinâmicas para responder ao chamado do Espírito que nos convoca para a missão, para o anúncio da boa nova da salvação.

{mosimage} Dando uma particular atenção aos pobres, aos idosos, as crianças e aos jovens, preparando aqueles que serão os homens e as mulheres da sociedade da amanhã.

No final da celebração, mais algumas palavras de D. Roque pedindo aos cristãos que o efeito copa do mundo não fizesse esquecer as gritantes realidades de pobreza das periferias de Boa Vista, do sul do Estado de Roraima, assim como o dever de preparar-se com responsabilidade para exercer a sua cidadania em ocasião do voto do próximo mês de Outubro, para a escolha de quem irá guiar as sortes da nação brasileira e de nosso Estado nos próximos anos.

{mosimage}A celebração foi concluída das palavras do Pastor Günter , da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil que, exprimiu a sua alegria de poder partilhar, embora na diversidade que nos caracteriza, a riqueza do mesmo batismo e da mesma fé "em Jesus Cristo" porque são as nossas diversidades que enriquecem e fortificam o caminho de cada um de nós certos que onde dois ou três estão reunidos em seu nome ele está em nosso meio.

Recenti

Finestre sul mondo

19 Ott 2021 Finestra sul Mondo

XXIX Domenica del Tempo Ordina…

19 Ott 2021 Domenica Missionaria

Ottobre missionario. Il mister…

18 Ott 2021 Preghiere Missionarie

Visita Canonica nella zona del Meru

Visita Canonica nella zona del…

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Il Vescovo Ponce de León: "La via per uscire dalla crisi è un dialogo nazionale realmente inclusivo"

Il Vescovo Ponce de León: …

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Mons. Giovanni Crippa nuovo vescovo di Ilheús

Mons. Giovanni Crippa nuovo ve…

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Indigeni migranti a Boa Vista …

18 Ott 2021 Missione Oggi

Finestre sul mondo

12 Ott 2021 Finestra sul Mondo

XXIX Domenica del Tempo Ordina…

12 Ott 2021 Domenica Missionaria

Ottobre missionario. I frutti …

11 Ott 2021 Preghiere Missionarie