Oct 20, 2021 Last Updated 1:03 PM, Oct 19, 2021

Portogallo: “Passemos à outra margem”

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 1588 volte

{mosimage}Teve início em Fátima, hoje 26 de Junho, o capítulo da província portuguesa dos Missionários da Consolata. “Vamos para o lado de lá”, é convite de Francisco Lopez, da Direcção geral dos Missionários da Consolata, que presidiu esta manhã à abertura do capítulo provincial. São 33 os participantes: os padres e irmãos que trabalham em Portugal, e ainda os superiores de Itália e Espanha, que representam as suas províncias; e os representantes das Irmãs da Consolata e dos Leigos Missionários da Consolata, que tomam parte como observadores.

Presidiu, à eucaristia de abertura, o padre Francisco Lopez, conselheiro para a Europa a representar a Direcção Geral, que definiu o capítulo provincial como “momento importante para a vida de uma província”.

Comentado o texto do evangelho, exortou os capitulares: “Passemos à outra margem, para o lado de lá, para além do que fizemos até agora”. O trabalho do capítulo provincial levará ”a interrogar qual é a nova fronteira” da missão em Portugal.

“No nosso continente estamos a descobrir cada vez mais lugares onde a mensagem não chegou ou foi esquecida. Saibamos fixar a nossa atenção nestes espaços onde intervir e evangelizar”, recomendou Norberto Louro, superior provincial.

Os missionários idosos dominaram o primeiro dia do capítulo provincial. Com a discussão do documento “Fidelidade e Testemunho”, como “instrumento de trabalho”, os capitulares abordaram temas sobre o missionário, a missão e a comunidade missionária.

A foto apresenta três missionários: José Zintu, o capitular mais idoso, italiano com uma larga experiência missionária no norte do Brasil; e os capitulares mais jovens, Luís Maurício e Davide Kuzenza, argentino e tanzaniano respectivamente.

Cada vez mais as comunidades missionárias são multiculturais, formadas por missionários oriundos de diferentes países. Esta nova situação exige formação adequada e, ao mesmo tempo, revela-se um sinal para o tempo actual.

No início dos trabalhos, o superior provincial apresentou um olhar rápido sobre a situação da província portuguesa, pondo em destaque os problemas relativos à falta de missionários e ao seu envelhecimento.


Recenti

Finestre sul mondo

19 Ott 2021 Finestra sul Mondo

XXIX Domenica del Tempo Ordina…

19 Ott 2021 Domenica Missionaria

Ottobre missionario. Il mister…

18 Ott 2021 Preghiere Missionarie

Visita Canonica nella zona del Meru

Visita Canonica nella zona del…

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Il Vescovo Ponce de León: "La via per uscire dalla crisi è un dialogo nazionale realmente inclusivo"

Il Vescovo Ponce de León: …

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Mons. Giovanni Crippa nuovo vescovo di Ilheús

Mons. Giovanni Crippa nuovo ve…

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Indigeni migranti a Boa Vista …

18 Ott 2021 Missione Oggi

Finestre sul mondo

12 Ott 2021 Finestra sul Mondo

XXIX Domenica del Tempo Ordina…

12 Ott 2021 Domenica Missionaria

Ottobre missionario. I frutti …

11 Ott 2021 Preghiere Missionarie