Oct 20, 2021 Last Updated 1:03 PM, Oct 19, 2021

Coreia do Sul: Novena de oração ao Deus da Esperança em tempos de incerteza

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 1714 volte

{mosimage} Celebrou-se há dias a novena de oração pela reunificação das duas Coreias, organizada pela Comissão da Conferência Episcopal para a Reunificação Nacional da Igreja Católica Sul-Coreana, uma iniciativa que contrasta com o actual clima de incerteza nas relações entre as duas Coreias, causada pelo eventual teste de um míssil por parte do governo do Norte.

A Comissão para a Reunificação Nacional preparou não só um pequeno livro de orações para esta novena, como também um seminário na tarde de ontem, quinta-feira 22, que contou com a presença de oradores de vários religiões. Falando pessoalmente no passado mês de Maio com a irmã Sofonia, da congregação de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e uma das organizadores deste seminário, dizia-me que a Igreja Católica é a que está mais atrasada em relação a contactos e iniciativas com a Coreia do Norte, bem como na preparação dos seus membros no caso de uma eventual abertura das fronteiras.

Quanto ao pequeno livro, contém reflexões e orações a serem usadas nas missas entre os dias 17 e 25 deste mês. De facto, este próximo domingo é particularmente dedicado à oração pela reunificação nacional. Tudo isto num contexto de impasse não só relativo às relações entre as duas Coreias, mas entre a Coreia do Norte e a comunidade internacional.

Infelizmente, este clima de tensão originou já vários resultados negativos no processo de re-aproximação das duas Coreias, o mais falado sendo o cancelamento, se bem que provisório, da viagem que o antigo presidente da república, Kim Dae-Jung, iria fazer a Pyonghyang, capital norte-coreana, no fim deste mês. E, no meu ponto de vista, o Mundial de Futebol tem feito com que as pessoas aqui na Coreia se sintam alienadas deste e de outros problemas... ao menos por enquanto.

Por um lado, é incrível e bonito ver toda uma nação unida, que torce pela sua selecção, facto que revela não o gosto pelo futebol (de facto, aqui é ainda um desporto que pouco seguimento tem) mas sim a vontade de se abrir sempre mais ao mundo e de dizer “nós também existimos”. Por outro lado, as pessoas deste lado da fronteira começam a cansar-se das “birrinhas” e falta de fidelidade aos compromissos assumidos em inúmeras ocasiões por parte dos irmãos do Norte. De momento, resta-nos rezar e esperar que a situação melhore, seja a nível das relações inter-coreanas que a nível internacional, pois convém recordar que as duas Coreias encontram-se ainda, teoricamente, em guerra. É que no final da guerra de 1950-53 não foi assinado um tratado de paz, mas sim um simples armistício.

“Manda-nos, Senhor, a tua paz!”


Recenti

Finestre sul mondo

19 Ott 2021 Finestra sul Mondo

XXIX Domenica del Tempo Ordina…

19 Ott 2021 Domenica Missionaria

Ottobre missionario. Il mister…

18 Ott 2021 Preghiere Missionarie

Visita Canonica nella zona del Meru

Visita Canonica nella zona del…

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Il Vescovo Ponce de León: "La via per uscire dalla crisi è un dialogo nazionale realmente inclusivo"

Il Vescovo Ponce de León: …

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Mons. Giovanni Crippa nuovo vescovo di Ilheús

Mons. Giovanni Crippa nuovo ve…

18 Ott 2021 I Nostri Missionari Dicono

Indigeni migranti a Boa Vista …

18 Ott 2021 Missione Oggi

Finestre sul mondo

12 Ott 2021 Finestra sul Mondo

XXIX Domenica del Tempo Ordina…

12 Ott 2021 Domenica Missionaria

Ottobre missionario. I frutti …

11 Ott 2021 Preghiere Missionarie