Dec 05, 2021 Last Updated 8:38 PM, Dec 1, 2021

África do Sul: Primero dia na Missão de oSizweni

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 1549 volte

{mosimage}Comecei ontem a trabalhar na Missão de oSizweni.Ontem, dia em que a Liturgia celebrou a festa de Santa Isabel de Portugal: não que eu acredite em nacionalismos de qualquer espécie, mas é uma coincidência interessante.

Na segunda-feira, ao chegar a casa, o meu colega – padre Tarcisio Foccoli – deu-me as chaves da carrinha e disse-me “estás por tua conta – pelo menos até ao início de Outubro”. Ele partiu ontem de manhã para Itália, de férias.O meu primeiro dia foi cheio de novidades – tinha que ser mesmo assim, era o primeiro dia!

Para além de me reunir com três animadores para preparar um encontro de animadores da celebração da Palavra e um retiro com catequistas, estive ocupado a podar algumas árvores à volta da Igreja, cozinhei uma panela de esparguete (éramos cinco ao almoço!) e tentei descobrir – entre as dezenas de chaves – a chave certa para… entrar em casa e na igreja.

Ao princípio da tarde vieram pedir-me para ir ao hospital dar a unção dos enfermos a uma senhora… E eu nem sabia onde era o hospital!A senhora estava muito mal, nem sei se nos reconheceu… Juntou-se um bom grupo de pessoas à volta da sua cama, fizemos um momento de oração e eu administrei-lhe a unção dos enfermos; o seu estado de saúde não me permitiu dar-lhe a sagrada comunhão.

De seguida fui cumprimentar as outras doentes que se encontravam na enfermaria, procurei saber de onde eram, que mal as afligia... prometi-lhes orações e, enquanto lhes apertava a mão ou lhes fazia uma carícia no rosto, disse-lhes que Deus é o pai que nunca nos deixa sós, nunca. E o olhar que me devolveram era um olhar de ternura e gratidão por aqueles breves momentos.

Quando, ao fim da manhã, me encontrava reunido com os animadores veio-me à mente a ideia de que estávamos a construir a Igreja mas, quando estava no hospital ao pé daquela senhora e das suas companheiras na doença, a convicção que me encheu o coração foi de que éramos presença e consolação de Deus.


Recenti

Finestre sul MONDO

30 Nov 2021 Finestra sul Mondo

II domenica di Avvento. Anno C…

30 Nov 2021 Domenica Missionaria

Avvento. Un dono da accogliere

29 Nov 2021 Preghiere Missionarie

Essere giovani nell’Amazzonia

Essere giovani nell’Amazzoni…

29 Nov 2021 I Nostri Missionari Dicono

ARGENTINA. Missione quattro per quattro

ARGENTINA. Missione quattro pe…

29 Nov 2021 I Nostri Missionari Dicono

Pueblo Nuevo. Il villaggio di …

29 Nov 2021 Missione Oggi

Finestre sul mondo

23 Nov 2021 Finestra sul Mondo

I Domenica di Avvento. Anno C…

23 Nov 2021 Domenica Missionaria

Avvento. Venite saliamo al tem…

22 Nov 2021 Preghiere Missionarie

La vita spesa bene

La vita spesa bene

22 Nov 2021 I Nostri Missionari Dicono