Dec 01, 2021 Last Updated 1:57 PM, Nov 30, 2021

Brasile: Novos caminhos da evangelização

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 1693 volte

A nova ordem mundial exige da Igreja uma atenção redobrada em busca de novos caminhos no anúncio do Evangelho.

Inspirado na Encíclica A Missão do Redentor, de João Paulo II, o último Congresso Missionário Americano (CAM 2 – COMLA 7) refletiu sobre as transformações sociais e tecnológicas, indicando alguns caminhos para a evangelização no nosso contexto continental. Dentre os novos caminhos, o Congresso apontou: os meios de comunicação social; as culturas dos povos indígenas e afro-americanos; os pobres e excluídos; uma nova consciência de gênero na realidade humana e o cuidado com o meio ambiente.
A Missão é comunicação, proximidade de Deus com as pessoas, das pessoas com Deus e das pessoas entre si, criando relações que promovem a vida de Deus. Um meio privilegiado é a transmissão da fé pela palavra oral e escrita, juntamente com o testemunho de vida. Além disso, hoje, as novas tecnologias: a imprensa, o rádio, o cinema, a televisão, a comunicação eletrônica do mundo moderno tornam-se indispensáveis.

A Igreja na mídia

A Encíclica A Missão do Redentor, aponta o mundo das comunicações como “o primeiro areópago dos tempos modernos” (...). “A evangelização da própria cultura moderna depende, em grande parte, da sua influência” (RM 37c). Não basta usar a mídia e o magistério da Igreja para difundir a mensagem cristã, mas é conveniente integrar a própria mensagem nessa “nova cultura” criada pela comunicação moderna. Isso é ainda mais urgente, visto que a globalização também vem causando o aumento de grupos excluídos: povos indígenas, afrodescendentes, pobres, sem-terra, sem- teto...

Mais do que dar um juízo sobre os meios de comunicação social, a tradição da Igreja coloca-se a seu serviço. A sabedoria da Igreja “pode evitar que a cultura da informação (...) se transforme numa acumulação de fatos sem sentido” (Conselho Pontifício para a Justiça e a Paz, Doutrina Social da Igreja, 560). Há mais de quarenta anos, o Documento do Concílio Vaticano II Inter Mirifica, já reconhecia aos meios de comunicação o poder de influenciar toda a sociedade humana, tanto para o bem como para o mal.

Desafios na evangelização

Não dá mais para pensar nossa Igreja sem internet, rádio, televisão, imprensa... É louvável que em pouco mais de 10 anos, setores da Igreja Católica no Brasil criaram 8 canais de televisão. Contudo, precisamos nos perguntar seriamente se a mensagem veiculada na televisão católica está ajudando a formar uma consciência missionária a ponto de fazer os cristãos se empenharem na evangelização da sociedade. Refletindo “ao pé da televisão católica”, padre Zezinho se questiona sobre a imagem de Igreja que a televisão está passando para a sociedade. A comunicação católica ainda não deixa transparecer a pluralidade da fé que permeia toda a vida da Igreja e do povo brasileiro. Parece refém da sociedade do espetáculo, uma das características da pós-modernidade, que privilegia a forma sobre o conteúdo.

Outro grande desafio é unir os diversos grupos de mídia católica em torno de um projeto conjunto de evangelização para ultrapassar o individualismo, o sectarismo e a própria concorrência. Assim, a Igreja Católica daria um exemplo de cooperação e comunhão que por si só evangelizaria.
A consciência missionária cresceu na Igreja nos últimos anos. Existe uma maior presença missionária de leigas e leigos em diferentes contextos eclesiais. Membros de alguns grupos têm procurado utilizar mais e melhor os meios de comunicação social e as redes de informática para a transmissão da fé. No entanto, sua atuação, às vezes, revela fraca comunhão eclesial e espírito de pastoral de conjunto na Igreja particular.

Uma nova consciência de gênero atravessa a compreensão total da realidade humana. O anúncio evangelizador deve colaborar de maneira eficaz na eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres e na promoção dos seus direitos. Isso não será possível, sem abrir espaço na comunidade eclesial, para a participação ativa e co- responsável da mulher na reflexão, bem como nas instâncias de tomada de decisão pastoral e no serviço ministerial na Igreja.
Por fim, um verdadeiro anúncio do Evangelho deve levar ao cuidado do meio ambiente sadio, que possibilite uma convivência sustentável com atitudes que evitem sua deterioração. Viveremos, enquanto a terra viver em todo o seu equilíbrio e integridade.


Recenti

Finestre sul MONDO

30 Nov 2021 Finestra sul Mondo

II domenica di Avvento. Anno C…

30 Nov 2021 Domenica Missionaria

Avvento. Un dono da accogliere

29 Nov 2021 Preghiere Missionarie

Essere giovani nell’Amazzonia

Essere giovani nell’Amazzoni…

29 Nov 2021 I Nostri Missionari Dicono

ARGENTINA. Missione quattro per quattro

ARGENTINA. Missione quattro pe…

29 Nov 2021 I Nostri Missionari Dicono

Pueblo Nuevo. Il villaggio di …

29 Nov 2021 Missione Oggi

Finestre sul mondo

23 Nov 2021 Finestra sul Mondo

I Domenica di Avvento. Anno C…

23 Nov 2021 Domenica Missionaria

Avvento. Venite saliamo al tem…

22 Nov 2021 Preghiere Missionarie

La vita spesa bene

La vita spesa bene

22 Nov 2021 I Nostri Missionari Dicono