Dec 01, 2021 Last Updated 1:57 PM, Nov 30, 2021

Portugal: Familia da Consolata - peregrina

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 1455 volte
O mês de Julho, 1, 2 e 3, começou, a nível de JMC, LMC, AMC, MC e IMC juntos, com a reincidência num acto de grande significado: A peregrinação jovem a Fátima. Éramos uns 80, vindos de longe e de perto, do norte, do centro e do sul. Alguns, tal a vontade de peregrinar, saíram de Fátima de carro para regressarem a pé pois, só assim, se sentiam autênticos peregrinos.

Em Leiria, lugar da concentração, poucos jovens noctâmbulos deram pela nossa presença, às três da madrugada, e, logo viram que não se tratava de colegas da noite. Aliás, o hábito monacal da irmã Lúcia tirava todas as dúvidas. E também porque, feito o inevitável barulho do reencontro de amigos, bem depressa nos reunimos à frente da igreja de Santo Agostinho onde, em roda gigante, nos revimos, cara a cara, e, com admonições e cânticos, tomámos a compostura de “peregrinos contra a fome no mundo”.

A subida até à Senhora do Monte, cadenciada por paragens de reflexão, foi árdua mas não esgotou as forças jovens de corações a bater por um mundo novo sem desumanidades.
A experiência da fome momentânea que íamos sentindo, fez-nos bem, para melhor compreendermos e nos angustiarmos pela situação dos que vivem em fome permanente e descobrirmos como somos ridículos ao precipitar-nos inevitavelmente a saciarmos compulsivamente, até à obesidade, os pequenos apetites, confundindo-os com fome. Na Senhora do Monte, descansámos, rezámos, cantámos, abastecemo-nos.

Foi um engano pensar que, depois da ladeira à nossa frente começaria a descida para Fátima! A partir daqui, o silêncio fez-se maior, não só para poupar energias, mas também para maior compenetração sobre a maldade dos sistemas que engordam por produzirem fome à sua volta. Depois da última paragem, a televisão veio ter connosco. Não procurámos publicidade mas talvez nem foi mal. Alguém telefonou mais tarde, depôs de ver, a dizer que “isto” ia fazer bem a muitos. A Fátima, chegámos um pouco partidos mas, nada de comparar aos que não têm sequer forças para iniciar a viagem. A nossa chegada causou curiosidade e, via-se, a explicação dada a alguém, corria de boca em boca. O encontro com MARIA foi restaurador e regenerador de forças como o foram todos os momentos

que, a partir dali, vivemos juntos e que culminaram com a Eucaristia de domingo na capela do Seminário, onde partilhámos com a comunidade que ali celebra a fé. De Fátima, como Maria ao encontro de Isabel, partimos pelos caminhos do mundo para, como Ela, servir os desnutridos de Palavra e de Pão.

Recenti

Finestre sul MONDO

30 Nov 2021 Finestra sul Mondo

II domenica di Avvento. Anno C…

30 Nov 2021 Domenica Missionaria

Avvento. Un dono da accogliere

29 Nov 2021 Preghiere Missionarie

Essere giovani nell’Amazzonia

Essere giovani nell’Amazzoni…

29 Nov 2021 I Nostri Missionari Dicono

ARGENTINA. Missione quattro per quattro

ARGENTINA. Missione quattro pe…

29 Nov 2021 I Nostri Missionari Dicono

Pueblo Nuevo. Il villaggio di …

29 Nov 2021 Missione Oggi

Finestre sul mondo

23 Nov 2021 Finestra sul Mondo

I Domenica di Avvento. Anno C…

23 Nov 2021 Domenica Missionaria

Avvento. Venite saliamo al tem…

22 Nov 2021 Preghiere Missionarie

La vita spesa bene

La vita spesa bene

22 Nov 2021 I Nostri Missionari Dicono