Dec 01, 2021 Last Updated 1:57 PM, Nov 30, 2021

Corea: Consolata com os olhos postos na China

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 1603 volte
{mosimage} "Missionários coreanos a trabalhar na China partilham experiências e reflectem sobre a realidade social, política, económica e religiosa deste “país-continente”.

Vinte missionários que trabalham actualmente na China, bem como 36 membros de várias congregações missionárias, participaram num encontro sobre a missão naquele país, de 31 de Julho a 4 de Agosto. A presença de dois missionários da Consolata portugueses, Pedro Louro e eu próprio, tem a ver com a intenção da Consolata entrar na China num futuro não muito distante.

Três experiências missionárias abriram os trabalhos do encontro: uma religiosa das missionárias de Siten que actua num centro para crianças portadoras de deficiências várias; um irmão leigo passionista envolvido na produção e exportação de chá; e um missionário das Missões Estrangeiras da Coreia, que trabalha num leprosário.

Seguiu-se uma apresentação da realidade chinesa, pelo professor Oh Ghyu-Ghyol, da Universidade Digital de Seúl. Tratou-se de uma apresentação muito técnica, que deu para recolher dados sobre aquele imenso país. A primeira condição para que um missionário possa entrar na China é a aprendizagem da língua. Uma qualificação em qualquer domínio, como inglês, informática ou saúde, é essencial, pois não é ainda possível entrar e permanecer na China simplesmente como missionário.

As autoridades locais chinesas tornam difícil e impedem a entrada de religosos no país. Por exemplo, as irmãs estão proibidas de usar hábito e nem sequer podem dar o nome da congregação às suas obras. Há regiões mais isoladas onde o controlo não é tão cerrado e, como tal, há uma certa liberdade para os missionários. Apesar das dificuldades, todos são unánimes em afirmar a necessidade e urgência de entrar e trabalhar na China. Os protestantes, como em tantos outros países, já tomaram a dianteira e estão a percorrer esse caminho.

O novo cardeal coreano, Cardeal Nicolau, celebrou a eucaristia de encerramento do encontro, que teve lugar na casa de retiros da diocese de Suwon, “Casa de Arão”.

Recenti

Finestre sul MONDO

30 Nov 2021 Finestra sul Mondo

II domenica di Avvento. Anno C…

30 Nov 2021 Domenica Missionaria

Avvento. Un dono da accogliere

29 Nov 2021 Preghiere Missionarie

Essere giovani nell’Amazzonia

Essere giovani nell’Amazzoni…

29 Nov 2021 I Nostri Missionari Dicono

ARGENTINA. Missione quattro per quattro

ARGENTINA. Missione quattro pe…

29 Nov 2021 I Nostri Missionari Dicono

Pueblo Nuevo. Il villaggio di …

29 Nov 2021 Missione Oggi

Finestre sul mondo

23 Nov 2021 Finestra sul Mondo

I Domenica di Avvento. Anno C…

23 Nov 2021 Domenica Missionaria

Avvento. Venite saliamo al tem…

22 Nov 2021 Preghiere Missionarie

La vita spesa bene

La vita spesa bene

22 Nov 2021 I Nostri Missionari Dicono