Dec 07, 2021 Last Updated 5:02 PM, Dec 6, 2021

Brasil: Ser Jeremias hoje

Categoria: I Nostri Dicono
Visite: 1944 volte
O profeta Jeremias trava duas lutas: uma pessoal com Javé, e outra, como crítico do sistema vigente. A história da humanidade, e da Salvação, está repleta de relatos sobre personagens que souberam corresponder aos apelos de Deus, se converteram e transformaram o ambiente em que viveram. Hoje, é importante fazer memória dessas pessoas que marcaram a história. Se elas conseguiram, por que nós também não tentamos? Vocação é um chamado de Deus para uma missão. A pessoa que sente o chamado, geralmente tem muitas objeções, cria resistências, sente medo, levanta dúvidas, arranja desculpas... Tudo isso faz parte do processo de discernimento antes de assumir a vocação. Dentre os relatos vocacionais contidos na Bíblia, o do profeta Jeremias chama a nossa atenção. Vale a pena recordá-lo para, quem sabe, nos servir de inspiração.

Jeremias é da tribo de Benjamim e nasceu no povoado de Anatot, pertinho de Jerusalém, entre 650 e 640 a.C. Embora fosse de família sacerdotal, está mais ligado às tradições proféticas do Norte, e não às tradições do sacerdócio e da corte de Jerusalém, detentores do poder. O profeta Oséias teve muita influência sobre o pensamento de Jeremias. Oséias e Jeremias foram os dois profetas que mais entenderam as causas da opressão que o povo de Israel vivia naquele tempo. Ambos contestam práticas institucionais do aparelho estatal, a corrupção, a opressão e o despotismo generalizado.

O chamado

A palavra de Javé me foi dirigida nos seguintes termos: antes mesmo de te modelar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei. Eu te constituí profeta para as nações. Mas eu disse: “Ah! Senhor Javé, eis que eu não sei falar, porque sou ainda criança!” Mas Javé me disse: Não digas: “Eu sou ainda criança!” Porque a quem eu te enviar, irás, e o que eu te ordenar falarás. Não temas diante deles, porque eu estou contigo para te salvar... Eis que ponho minhas palavras em tua boca. Vê! Eu te constituo, hoje, sobre as nações e sobre os reinos, para arrancar e para destruir, para exterminar e para demolir, para construir e para plantar (Jr 1, 4-10).

De fato, durante a sua vida, Jeremias incomoda muita gente, que tenta, a qualquer custo, calar a sua boca. O profeta foi perseguido, recebendo ameaças de morte por seus conterrâneos (Jr 11, 21) e até por seus familiares (Jr 12, 6). Talvez por ter prejudicado os interesses de sua família ou pelo duro teor de sua crítica social e religiosa. Mas, escolhido desde o ventre materno, ele tem a garantia de falar “a mente de Deus”.

Jeremias profetizou durante cerca de 50 anos, de 627 a 580 a.C., sob quatro governos. Foi durante o governo de Joaquim (609-598 a.C.), que o profeta mais sentiu o peso de sua missão. Obrigado a remar contra a corrente, ameaçado, rejeitado, caluniado, desprezado, ele se lamenta... Em sua angústia, Jeremias acredita que Javé o enganou: o seduziu para ser profeta e o dominou, para depois abandoná-lo. Agora todos querem sua queda, inclusive seus amigos. Por isso, ele quer parar de ser profeta, mas o problema é que não consegue, pois as palavras de Javé queimam-no como fogo. Fogo que atinge até os ossos. Então, Jeremias amaldiçoa o dia em que nasceu: “Maldito o dia em que eu nasci!” Mesmo contrariado, ele sabe que deve seguir o plano de Deus, “para arrancar e para destruir”. Esta foi sua principal missão. Mas também para “construir e para plantar” (1, 10). Esse é Jeremias, o profeta da Bíblia.

A sociedade contemporânea carece de profetas: homens e mulheres disponíveis a enfrentar “o reino da mentira, violência e opressão”. Diante desse contexto, podemos até silenciar numa atitude de indiferença total. Mas, ao sentirmos “o fogo da indignação queimando até os ossos”, a vida de Jeremias poderia servir de inspiração nas nossas lutas pessoais e coletivas.

Recenti

Finestre sul mondo

06 Dic 2021 Finestra sul Mondo

Avvento. Andate incontro allo …

06 Dic 2021 Preghiere Missionarie

Cominciamo dalla periferia di Caracas. Visita canonica in Venezuela

Cominciamo dalla periferia di …

06 Dic 2021 I Nostri Missionari Dicono

Sud Africa. Breve scorcio su 50 anni di presenza

Sud Africa. Breve scorcio su 5…

06 Dic 2021 I Nostri Missionari Dicono

Questa partenza? uno dei gol p…

06 Dic 2021 Missione Oggi

Finestre sul MONDO

30 Nov 2021 Finestra sul Mondo

II domenica di Avvento. Anno C…

30 Nov 2021 Domenica Missionaria

Avvento. Un dono da accogliere

29 Nov 2021 Preghiere Missionarie

Essere giovani nell’Amazzonia

Essere giovani nell’Amazzoni…

29 Nov 2021 I Nostri Missionari Dicono

ARGENTINA. Missione quattro per quattro

ARGENTINA. Missione quattro pe…

29 Nov 2021 I Nostri Missionari Dicono